O iPad é incrível, isso você já leu nas páginas desta revista. E apesar de ser fácil de usar (quem já tem um iPod touch ou um iPhone sabe do que estamos falando), ainda é possível descobrir alguns truques bacanas ou mesmo solucionar alguns problemas que podem acontecer. Afinal, nada melhor do que deixar algo mágico perfeito.

01 Limpeza é fundamental



Quem tem um sabe como a tela do iPad suja fácil. Marcas de dedos por todos os lados são as mais comuns. Por isso, usar um pano de microfibra, como os vendidos pela Lenspen resolvem bem o problema. Se precisar de limpeza pesada, use lencinhos umedecidos sem álcool, mas com muito cuidado. Não use nada encharcado.

02 Carregando a bateria

O iPad vem com um adaptador de tomada de 10 W, que torna mais rápido energizar a bateria do que as portas USB do Mac. Lembre-se de que Macs antigos mostram que o iPad não está carregando a bateria, mas quando ele está em modo repouso, a recarga acontece, muito lentamente, é verdade.

03 Conexão melhor

Se o seu iPad não está se conectando à rede Wi-Fi, tire-o da capa (se ele tiver uma) ou então aproxime-o da estação base. Não se esqueça de que dependendo do número de computadores na mesma rede e de seu roteador, o iPad pode ter alguma dificuldade em se conectar. Se isso persistir, tente desligar o Bluetooth para diminuir a interferência ou coloque-o em Airplane Mode (Modo Avião), espere alguns segundos e volte ao normal.

04 Muito mais bateria

Se você perceber que o tempo entre as recargas está menor, mude alguns ajustes para conseguir mais tempo antes de recolocá-lo na tomada. Desligue o Bluetooth e mude a opção Fetch New Data (Obter Novos Dados) para manualmente. Outra opção é desligar o serviço de localização.

05 Atualize sempre

Verifique se você está usando a última versão do iOS e do iTunes. Algumas atualizações trazem diversas melhorias para que sua experiência com o iPad seja a melhor possível. No iTunes, use o menu iTunes > Buscar Atualizações e verifique se você já tem a última versão. Para o iPad, conecte-o ao computador e, na aba Resumo, clique no botão Buscar Atualização.

06 Faça becape



Normalmente, ao conectar o iPad ao computador, ele faz um becape automaticamente. Se tiver alguma dúvida, você pode fazer isso manualmente. Toque no ícone do iPad e com o botão direito ([Control] + [Clique]), no menu contextual, escolha Efetuar o Backup.

07 Aplicativos nos trinques



Não é só o sistema operacional que precisa de atualização. Os aplicativos também sofrem alterações de tempos em tempos. No iPad, toque em App Store e depois em Update. Se houver algum software precisando ser atualizado, toque no botão Update. Caso mais de um apareça, toque no botão Update All. Você deverá digitar a senha da sua conta do iTunes. No iTunes, toque em Aplicativos e, na parte inferior direita da janela, aparecerá um aviso quando programas precisam ser atualizados. Toque na setinha e depois em Download All Free Updates.

08 Organização já!

A maneira mais fácil de deixar a tela de seu iPad arrumada do jeito que você quer é conectá-lo ao computador e, na aba Aplicativos, arrastar os ícones dos aplicativos para montar sua organização preferida. No iPad, é preciso tocar no ícone de um programa e segurar por alguns segundos. Quando eles começarem a tremer, arraste com o dedo o ícone para o lugar desejado. É possível mover os aplicativos de uma janela para outra.

09 Sem volume

Diferentemente do iPhone, o iPad não tem um botão de mudo. Mas se você segurar o modificador de volume por alguns segundos, ele vai zerar o áudio. Para voltar, é só apertar o botão de aumentar o volume novamente.

10 Tela travada


Se você acha que o acelerômetro do iPad é muito sensível, fazendo a tela girar o tempo todo, é possível travar a tela. Isso é feito pelo botão que fica em cima dos modificadores de volume. Na tela, aparecerá um pequeno cadeado com uma seta em curva. Para voltar, é só acionar o botão novamente.

11 Lotado

Se o seu iPad estiver com muito mais aplicativos do que gostaria ou então já se cansou de algum deles, basta apagá-lo. Toque no ícone de qualquer aplicativo e segure por alguns segundos. Os ícones começarão a tremer e aparecerá um X no canto superior esquerdo. Toque no X para que o programa seja apagado. Para terminar, aperte o botão Home.

12 Sob limite

Se você é preocupado com sua audição, talvez seja interessante ligar o limitador de volume. Para fazer isso, é só tocar em Settings > iPod > Volume Limit. Escolha o volume máximo para o iPad e depois toque no botão Lock Volume Limit.


13 Proteja seus dados

Se quiser que ninguém mexa em seu iPad, é possível criar uma senha de tela. Em Settings > General > Passcode Lock, toque em Turn Passcode On e digite uma senha com quatro números. Você terá de digitar duas vezes para confirmar.

14 Trocando as preferências

Alguns aplicativos podem ser personalizados sem a necessidade de você deixar o programa. Mas em alguns casos, é preciso visitar os ajustes (Settings) para encontrar as preferências do software. É só rolar a tela para encontrar esses aplicativos diferenciados.

15 Pare de pular


Cansado de ver o Safari Mobile pular para uma nova janela sempre que você entra em um site com pop-ups? Também é possível bloquear esse tipo de propaganda –  e só entrar em Settings > Safari e ligar a opção Block Pop-ups.

16 Foto da tela

Quer mostrar para seus amigos seu record em Plants vs. Zombies? Ou então salvar uma tela para lembrar alguma configuração de um programa? É só tirar uma foto de tela. Segure o botão Home e o de ligar e desligar ao mesmo tempo. Você ouvirá um som de máquina fotográfica e a tela ficará em branco por alguns segundos. As imagens são salvas no aplicativo Photos, no álbum Saved Photos.

17 Mude a procura

Para quem não gosta do Google, é possível alterar o mecanismo de busca do Safari para o Yahoo! ou Bing. Toque em Settings > Safari e depois em Search Engine. Daí, basta escolher o seu preferido.

18 Quem procura, acha!

Não sabe em qual tela está aquele aplicativo? Ou procura por determinado termo em algum documento armazenado no iPad? Basta tocar no botão Home seguidas vezes para aparecer a tela do Spotlight, a ferramenta de busca do iPad. Outra maneira de chegar a essa tela é passar o dedo para a esquerda repetidas vezes (vai depender da tela que você estava).

19 Teclado virtual

Mesmo sendo muito prático e fácil de digitar no iPad, há quem goste de usar um teclado físico. Os modelos Bluetooth são compatíveis com o iPad (não só o da Apple). Para conectar, toque em Settings > General e ative o Bluetooth. Mas atenção: o teclado virtual não vai mais aparecer enquanto a conexão estiver ativa. Para que o teclado virtual volte, desligue o Bluetooth ou então use o botão Eject (essa é exclusiva para o teclado da Apple).

20 Voltando ao princípio



Depois de ler uma página na internet que parecia interminável, não é preciso passar o dedo para voltar ao topo. É só tocar na barra de ferramentas na parte de cima da tela (de preferência, no canto superior direito onde não há campos ou ícones) para retornar ao início.

21 Uma foto para cada ocasião

O iPad inaugurou uma nova funcionalidade: a de ter uma foto para o fundo de tela e outra para quando o iPad está bloqueado (locked). Para escolher, toque em Settings > Brightness & Wallpaper > Wallpaper. Você pode selecionar as imagens-padrão que vêm com o iPad ou de suas galerias de fotos transferidas do Mac pelo iTunes.

22 Dock personalizado

Se você usa alguns aplicativos mais do que outros, o melhor é movê-los para o Dock (a barra inferior) para acesso rápido. Toque e segure um ícone e, quando eles começarem a tremer, arraste o ícone do programa para o Dock. Para retirar um aplicativo do Dock, o procedimento é o mesmo. Quando tiver terminado, aperte o botão Home.


23 Telefone no iPad

Sim, é possível fazer ligações usando o iPad, por meio do Skype ou outro serviço compatível. Para falar você terá de usar um fone Bluetooth. Mas atenção: seu fone deve ser compatível com os seguintes perfis: A2DP, AVRCP, PAN e HID. Caso contrário, ele não vai funcionar.

24 Palavras erradas

Enquanto o iPad não for vendido oficialmente no Brasil, não tem jeito: não teremos um corretor de palavras que funcione em nosso idioma. Para evitar problemas, o melhor é desligar essa função. Toque em Settings > Keyboard e desligue a opção Auto Correction.

25 Na TV

Para quem comprou um adaptador para conectar o iPad a uma TV, aqui vai uma dica. Para que as imagens dos vídeos ou fotos apareçam corretamente na tela de seu televisor, o ideal é deixar a opção NTSC ligada. Ela está em Settings > Video > TV Signal.

26 Sem voltar ao início

Nada mais chato do que ser interrompido quando se está assistindo a um filme (por um email ou uma partida de Words With Friends, por exemplo) e, ao retornar, o vídeo voltou para o começo. Para evitar esse problema, é só selecionar Settings > Video > Start Playing > Where Left Off.

27 Vídeo em alta definição

Infelizmente, o iPad não aceita filmes com resolução de 1080p. Na verdade, o iTunes nem mesmo copia o arquivo! O jeito é recodificar o vídeo usando a resolução máxima de 720p.

28 Mudando a assinatura

Se você acha meio pedante deixar no final de cada mensagem a frase “Sent from my iPod”, é muito fácil mudar sua assinatura. Toque em Settings > Mail, Contacts, Calendars e depois em Signature. Escreva sua nova assinatura, que será usada em todas as suas contas.

29 Com que conta eu vou?

Quando se têm múltiplas contas em seu iPad, é fácil se confundir e enviar uma mensagem de trabalho com seu email pessoal. Por isso, se precisar trocar de conta, basta tocar em seu email para aparecer uma lista das contas disponíveis.

30 Quando um aplicativo trava

Pode acontecer um dia. Um programa fecha logo depois que você o abre ou então trava o tempo todo. O melhor a fazer nesses casos é reinstalar o software. Primeiro, remova o aplicativo com problemas usando a técnica explicada na dica 8. Depois, baixe novamente o programa diretamente no iPad, pela App Store. Não se preocupe, pode tocar no botão Buy sem problemas. Você não será cobrado se já o tiver comprado .

31 Sem virar a página

Para quem acha que passar o dedo para trocar de tela no iPad pode ser cansativo, principalmente quando há muitas delas, pode-se usar um jeito mais simples. Basta tocar a parte inferior da tela para que todas passem, uma a uma. Apertando o botão Home uma única vez, você volta para a primeira tela.

32 Trocando as letras

Existe um modo de aumentar ou diminuir o tamanho mínimo da fonte que aparece em suas mensagens eletrônicas. Em Settings > Mail, Contacts, Calendar, toque na opção Minimum Font Size e escolha a que mais lhe agrada, indo de Small (pequena) até Giant (gigante).

33 Lar, doce lar

É possível, como já dissemos, usar o botão Home para rapidamente voltar à primeira tela (chamada Home Screen). Mas isso pode ser alterado nas preferências. Toque em Settings > General > Home e alterne entre as outras duas opções, Search (Spotlight) e iPod.

34 Porta retrato



O iPad pode ser transformado em um belo porta-retrato. Basta tocar no ícone de uma florzinha (não é a mesma do aplicativo Fotos) para que as fotos armazenadas fiquem passando em uma apresentação. Em Settings > Picture Frame, você pode alterar as transições, deixar que os rostos sejam ampliados, usar o modo aleatório e escolher quais álbuns serão utilizados.

35 E se parar?

Não que o iPad costume travar com frequência, mas isso pode acontecer. Se a tela parar de responder, é preciso reiniciar o aparelho. Aperte e segure o botão de ligar e desligar por alguns segundos para que o deslizante vermelho apareça para desligar o iPad. Se isso não funcionar, segure o botão de ligar e desligar e o Home ao mesmo tempo por dez segundos. O aparecimento do logo da Apple indica que o iPad está reiniciando.

36 Quatro toques


Para selecionar um parágrafo inteiro no Mail, é só tocar quatro vezes, rapidamente, para que ele fique selecionado e possa ser copiado para a área de transferência. Essa dica funciona, mas é preciso um bom treino para que você possa se acostumar.

37 Direto na tela

Muito mais rápido do que acessar os favoritos do Safari para abrir aquele site que você acessa sempre é colocar um ícone na tela do iPad. Para isso, toque no botão [+], presente na barra de ferramentas do Safari, e escolha a opção Add to Home Screen. O link automático será criado.

38 Ponto o quê?

Essa é bem interessante. O botão [.com] no teclado ajuda a digitar rapidamente a URL de um site. Se você tocar e segurar por alguns segundos, outras opções aparecem: .org, .edu e .net. Pena não ter um .br, como no iPhone.

39 Tudo maiúscula

O teclado virtual permite que você escreva frases com todas as letras em maiúsculas, mesmo não havendo uma tecla [Caps Lock] como nos teclados físicos. É só tocar as duas teclas [Shift] (a da esquerda e da direita) ao mesmo tempo.

40 Bateria noturna

O melhor horário para deixar o iPad carregando é durante a noite, quando ele não estiver sendo usado. Pode parecer óbvio, mas muita gente acaba esquecendo. A bateria do iPad leva de quatro a cinco horas para ser recarregada quando está quase no final.

41 Organize melhor suas telas

Se você é um ávido consumidor de aplicativos, a melhor maneira de não se perder é colocar seus programas organizados por categorias. Uma tela para jogos, outra para utilitários etc. Assim fica mais fácil achar algum software, pelo menos até a Apple colocar o iOS 4 para iPad disponível, com a funcionalidade Folders.

42 Do email para o iBooks

Ao receber um email com um arquivo PDF anexado, você pode incluí-lo em sua estante virtual do iBooks ou outro programa leitor de PDFs. Toque no ícone do arquivo anexado e segure por alguns segundos. Um menu aparecerá e você pode escolher qual programa será usado para abrir o arquivo.

43 Muito mais músicas

Para ter um iPad mais recheado, no iTunes, escolha a opção de automaticamente converter as músicas para 128 kbps, que vai gerar um arquivo menor, porém com boa qualidade. Mas atenção: dependendo da quantidade de músicas que serão convertidas, isso pode demorar bastante.

44 Zoom no filme

Quando você está em um site com vídeo, para ver o filme em tela cheia, é só fazer o movimento de zoom (pinça com os dedos para fora) para que o zoom seja ativado. Quando quiser voltar para a janela do Safari, faça o movimento contrário.


45 Apóstrofo rápido

Para quem precisa usar esse sinal ortográfico com frequência, em vez de ficar o tempo inteiro indo para a segunda tela do teclado virtual (a de números e outros sinais), toque e segure a tecla com o ponto de exclamação por alguns segundos para que o apóstrofo apareça.

46 Ponto e espaço

Outro atalho que ajuda bastante quando se está digitando é tocar duas vezes na barra de espaço para que apareçam um ponto final e o espaço automaticamente.

47 Calendário do Google

É possível adicionar os eventos de um Calendário do Google diretamente no iPad. Em Settings > Mail, Contacts, Calendar, adicione uma nova conta e escolha Other. Toque em Add CalDAV e entre seus dados do Google (o servidor é www.google.com). Saia do aplicativo Settings e abra o Calendar e seus eventos estarão lá.


48 Sua lista personalizada


É possível criar listas de reprodução diretamente no iPad. Toque no botão [+] que fica no canto inferior esquerda e dê um nome para sua lista. Para adicionar músicas, é só tocar no nome das faixas que aparecem. Quando terminar, toque no botão [Done].

49 Trocando de loja

Para aqueles que têm contas em mais de uma App Store, é possível trocar de conta diretamente no iPad. Toque em Settings > Store. Primeiro, desconecte-se da conta ativa para conectar-se à outra.

50 Barra sempre visível

Acessar seus favoritos é fácil: clique no ícone que parece um livro aberto para ver a lista de favoritos. Mas existe uma maneira ainda mais simples. Em Settings > Safari, ative a opção Always Show Bookmarks Bar. Pronto, seus favoritos estão todos ali, na janela do Safari, como no computador.

 

50 Dicas para iPad (escrito por Sérgio Miranda  Revista Mac + #52)